World Food Prize atribuído a vitamina da batata-doce

17/10/2016

Quatro cientistas têm sido atribuídos o 2016 World Food Prize para o enriquecimento da batata-doce, o que resultou em benefícios para a saúde de milhões de pessoas, informa a BBC.

Eles ganharam o prêmio de "o melhor exemplo único de biofortificação", resultando em culturas vitamínicas.
Desde 1986, o Prêmio Mundial da Alimentação tem objetivo de reconhecer os esforços para aumentar a qualidade e a quantidade de comida disponível.

Os investigadores receberam a US $ 250.000 (£ 203,000) prêmio em uma cerimônia em Iowa, EUA, na quinta-feira 13 de outubro.

Três dos 2016 laureados - Drs Maria Andrade, Robert Mwanga e Jan Low, do Centro de batata CGIAR Internacional - foram reconhecidos pelo seu trabalho desenvolvendo a batata-doce de polpa alaranjada enriquecida com vitaminas (BDPA).

O quarto vencedor, o Dr. Howard Bouis, que fundou HarvestPlus no Instituto Internacional de Pesquisa de Políticas, foi homenageado por seu trabalho ao longo de 25 anos. Para garantir a biofortificação, foi desenvolvido em uma estratégia internacional de melhoramento de plantas em mais de 40 países.

Ao anunciar os vencedores deste ano, administrador da USAID, Gayle Smith, disse: "Estes quatro extraordinárias Mundial da Alimentação Prêmio Nobel provaram que as questões de ciência, e que, quando combinado com dedicação, ele pode mudar a vida das pessoas."

Deficiência de vitamina A (VAD) é considerada como sendo uma das formas mais perigosas de desnutrição no mundo em desenvolvimento. Ela pode causar cegueira, crescimento de limites, enfraquece a imunidade e aumenta a mortalidade.

A condição afeta mais de 140 milhões de crianças em idade pré-escolar em 118 nações e mais de sete milhões de mulheres grávidas. Diz-se de ser a principal causa de cegueira infantil em países em desenvolvimento.
A Organização Mundial de Saúde descreve a biofortificação como o processo "pelo qual a qualidade nutricional de culturas alimentares é melhorada através de práticas agronômicas, cruzamento convencional de plantas, ou biotecnologia moderna".



Fonte: Freshplaza

Todos os direitos reservados ao responsável desse site.

Disponível em: http://www.freshplaza.us/article/6260/World-Food-Prize-awarded-to-sweet-potato-Vitamin-A-research | Acesso em: 17/10/2016 às 17h01.


Comercial Agrícola Campinas LTDA. Rod. D. Pedro I, KM 140,5 - GP2 - Box 18/19 - Ceasa
CEP: 13082-902 - Barão Geraldo - Campinas - SP. Desenvolvido por Nogueira Comunicações

Cadastre-se e receba nosso newsletter: