Sucos prontos conquistam 1,7 milhão de residências
05/02/2014Fonte: Globo Rural
O consumo de Bebidas Não Alcoólicas está mudando no Brasil. É o que detectou a Nielsen, através da área Homescan (que fornece informações sobre o que o consumidor assiste e o que compra). De acordo com a empresa, apesar da queda de 1,9% no volume de vendas das categorias que compõem esta cesta, no período de um ano, os brasileiros intensificaram os gastos com esses produtos, desembolsando 8% a mais. Ou seja, em volume as vendas caíram, mas cresceram em faturamento.
“O consumidor compra aproximadamente 5,5 litros por visita ao ponto de venda (PDV), onde, em média, gasta R$ 6,20, sendo domingo o dia da semana mais importante na compra de bebidas não alcoólicas”, analisa Jefferson Silva, gerente de Homescan da Nielsen.
O executivo também esclarece que, apesar da retração em volume das cestas, duas categorias específicas apresentam crescimento: suco pronto e água mineral. O consumo da categoria de suco pronto ganhou mais de 1,7 milhões de novos domicílios, predominantemente do Sul do País e da grande Rio de Janeiro, em lares com nível socioeconômico médio, com donas de casa de 51 anos ou mais.
Além disso, houve um aumento no volume dos lares que já consumiam a categoria: foram 800 mililitros a mais por domicílio consumidor no ano. “Mais consumidores estão buscando itens que passem a percepção de saudabilidade e praticidade”, pontua o executivo da Nielsen.
A água mineral se destaca pela intensidade de compra: são 17 litros a mais por domicílio. Em 2012, 37,3% da compra desta categoria era realizada no porta a porta, percentual que, em 2013, caiu para 23,6%, enquanto nos bares e mercearias cresceu de 17,5% para 36,5%.
A Homescan é uma pesquisa contínua feita dentro dos lares que permite conhecer os hábitos de compra espontâneo das famílias ou de indivíduos. Realizada através da metodologia de Painel Contínuo, representa o universo de 45 milhões de domicílios ou 164 milhões de indivíduos com uma amostra operativa de 8.240 domicílios ou 27.680 indivíduos. No Brasil representa 92% do potencial de consumo brasileiro. Mundialmente está presente em 26 países com mais de 200 mil lares.
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