Consumo de frutas e legumes não deve ser abandonado no inverno
11/07/2016No inverno, gasta-se mais energia para manter a temperatura do corpo. Por conta disso, é comum sentir mais vontade de consumir alimentos calóricos, deixando de lado legumes e frutas. Mas, segundo a nutricionista Thaís Lamonica, esse comportamento não é adequado, independente da relação de cada um com a balança.
"Não podemos deixar de consumir hortaliças e frutas, pois elas são fontes de vitaminas e minerais, que têm um papel muito importante no funcionamento do corpo e garantem o equilíbrio interno para a produção de hormônios", explica a nutricionista. "Esses alimentos também influenciam nos aspectos estéticos do corpo, pois promovem melhora da pele, dos cabelos, das unhas, além de fornecer saúde para estruturas corporais importantes, como ossos e olhos", completa Thaís.
Legumes e frutas também são ricos em fibras, que favorecem um bom funcionamento intestinal e combatem os níveis altos do colesterol sanguíneo, além de ajudar a evitar os excessos do inverno, já que aumentam a sensação de saciedade.
Para não deixar de consumir esses vegetais tão importantes para a saúde, a dica de Thaís Lamonica é refogar ou cozinhar no vapor os legumes e verduras que normalmente são consumidos frios. No caso das frutas, uma boa pedida é prepara-las cozidas e polvilhar com canela em pó. "Mesmo que o cozimento reduza a quantidade de vitaminas e minerais, ainda assim é melhor do que excluir esses alimentos do nosso dia a dia", explica.
A nutricionista recomenda também o preparo de vitaminas de frutas batidas com leite e aveia, que resultam em bebidas saborosas.
Mas Thaís Lamonica lembra que legumes e frutas devem ser consumidos sempre, independente da época do ano. "As frutas precisam ser consumidas diariamente, sendo no mínimo 3 porções e no máximo 5 porções. Já no caso das verduras e legumes, o ideal é que sejam consumidos duas vezes por dia (no almoço e no jantar). É preciso incluir em todas as refeições no mínimo um legume e uma folha (verdura), e o tipo de preparação pode variar entre sopas, lanches, cozidos, refogados ou no vapor."
Para curtir um inverno saudável e saboroso, confira uma lista preparada pela nutricionista, com ingredientes que podem ser combinados para a preparação de vitaminas:
- Frutas: pera, laranja, lima da pérsia, banana, maçã, goiaba, mexerica, pêssego, caqui (1 unidade); mamão formosa, melão, abacaxi, melancia, manga (2 fatias); figo, kiwi, maracujá, ameixa, carambola (2 unidades); morango (6 unidades); uva (1 cacho); mamão papaia (½ unidade); cereja (10 unidades); amora, framboesa (1 copo); lichia (12 unidades); abacate (2 colheres)
- Laticínio: iogurte desnatado (1 pote); leite desnatado (200 ml); leite de soja (200 ml)
- Mix de Fibras: amaranto + farelo de aveia + gérmen de trigo + linhaça + quinoa (em proporções iguais de 1 colher de sopa)
Do: Pfizer
Todos direitos reservados aos responsáveis do site citado.
Disponível em: http://www.pfizer.com.br/noticias/Consumo-de-frutas-e-legumes-n%C3%A3o-deve-ser-abandonado-no-inverno | Acesso em: 05/07/2016 às 10h48.
Comercial Agrícola Campinas LTDA. Rod. D. Pedro I, KM 140,5 - GP2 - Box 18/19 - Ceasa
CEP: 13082-902 - Barão Geraldo - Campinas - SP. Desenvolvido por Nogueira Comunicações