O que as nutricionistas comem para tratar diferentes condições de saúde
10/02/2016Se a sua cabeça está explodindo, se os sintomas do resfriado invadiram o seu corpo, ou se o seu estômago não está nada bem, é provável que você corra para o armário de medicamentos do seu banheiro. No entanto, a geladeira e a despensa também contêm muitos remédios naturais. Confira os principais alimentos consumidos pelas nutricionistas para tratar algumas das condições de saúde mais comuns no dia a dia das mulheres.
Resfriado? Joelho de corredor? Cólicas intensas? Conheça os alimentos que podem ajudar a tratar estas e outras condições de saúde.
Gripe ou resfriado
“Quando eu estou me sentindo derrubada, tomo uma sopa quente de gengibre, alho, frango e cenoura,” diz Georgie Fear, autora de Lean Habits for Lifelong Weight Loss. “Líquidos quentes ajudam a desobstruir as passagens nasais, enquanto o gengibre e o alho fortalecem a imunidade e acalmam o estômago. Fluidos são importantes para que o sistema imunológico possa fazer o seu trabalho, assim como as proteínas presentes no frango e a vitamina A da cenoura.” Na verdade, um estudo publicado no American Journal of Therapeutics mostrou que a carnosina, um composto encontrado na sopa de frango, ajuda o sistema imunológico a combater os estágios iniciais da gripe. Outra vantagem desta sopa — nós estamos falando de uma sopa com ingredientes frescos, não de sopas em pó ou em lata — é que você pode colocar todos os ingredientes na panela em fogo baixo, voltar para a cama, e quando acordar terá pronta a sua refeição para a próxima semana. “Quando estou doente, a última coisa que quero fazer é ficar na cozinha,” diz Fear.
Dores de cabeça
“Quando eu sinto dor de cabeça, geralmente é porque não hidratei meu corpo bem o suficiente ou não tomei o meu café matinal,” diz Pamela Bede, nutricionista esportiva da Abbott EAS Sports Nutrition. “Isso significa que a primeira medida será tomar água, e se isso não funcionar, a segunda opção é a cafeína presente no café java, rico em potássio e antioxidantes.” Há uma razão pela qual a maioria dos medicamentos para a dor de cabeça contém cafeína: ela contrai os vasos sanguíneos do cérebro para reduzir a dor latente. Por outro lado, quando a tensão é a culpada, Debra Nessel, nutricionista do Torrance Memorial Medical Center na Califórnia, Estados Unidos, opta por um punhado de amêndoas. “Elas agem como um remédio natural porque contêm salicina, agente presente em diversos medicamentos populares vendidos nas farmácias.”
Náusea
Para reduzir o enjoo, Nessel aposta no gengibre ralado para complementar o chá verde. “Você pode acrescentar o gengibre a muitas receitas, seja ralado na hora ou em pó, para ajudar a aliviar dores no estômago e náuseas,” diz ela. De acordo com uma análise da Universidade de Exeter, no Reino Unido, o gengibre faz uma grande diferença no combate à náusea, vômitos e refluxo, e pode ser muito útil se você está grávida, enjoada em alto mar, ou até fazendo quimioterapia. “Se eu não passei mal e apenas me sinto um pouco enjoada, também como alimentos secos que contenham amido para acalmar o estômago,” diz Fear.
Alergias
“Eu sofro bastante com as alergias, então se estou tendo um ataque alérgico tento comer menos alimentos processados, já que algumas substâncias químicas e outros aditivos podem afetar ainda mais a resposta imunológica,” diz Bede. “Eu como alimentos integrais e frescos, e se ingerir algo industrializado escolho o que tiver a menor lista de ingredientes possível.” A longo prazo, o consumo regular de peixes como o salmão e o atum pode ajudar a afastar a inflamação e prevenir as alergias que surgem no inverno, diz Fear. “Para obter uma ajuda extra contra a inflamação, também tento comer mirtilos ou amoras silvestres de sobremesa. Os polifenóis ajudam a reduzir a sensibilidade do sistema imunológico e se mostraram úteis para tratar eczemas, alergias alimentares e a asma.”
TPM
“Eu como tudo!” diz Fear. “Brincadeira. Na realidade eu aumento o consumo de frutas frescas. Embora seja muito mais tentador comer um chocolate, há evidências de que minimizar a ingestão de açúcar adicionado pode ajudar a reduzir os sintomas da TPM. Frutas naturalmente doces são uma maneira muito menos glicêmica de aproveitar o açúcar, e o potássio também ajuda a regular o equilíbrio de fluidos para acabar com o inchaço o mais rápido possível.”
Lesões esportivas
Embora o primeiro objetivo seja tomar cuidado para não se lesionar, Fear recomenda consumir proteínas, caso isso aconteça. Um estudo de 2015 publicado na Sports Medicine sugere que aumentar o consumo de proteínas pode ajudar a recuperação de lesões e prevenir a perda de massa muscular enquanto você não consegue voltar a treinar normalmente. “Eu escolho um filé magro de carne ou uso carne moída magra para fazer um molho, e também descanso bastante,” ela diz. “Adicionar whey protein a vitaminas também pode ajudar a aumentar a ingestão diária de proteína para 2 a 2,5 gramas por quilo.”
Fonte: Yahoo
Todos direitos reservados aos responsáveis do site citado.
Disponível em: https://br.vida-estilo.yahoo.com/post/138481449040/o-que-as-nutricionistas-comem-para-tratar | Acesso em: 03/02/2016 às 8h56.
Comercial Agrícola Campinas LTDA. Rod. D. Pedro I, KM 140,5 - GP2 - Box 18/19 - Ceasa
CEP: 13082-902 - Barão Geraldo - Campinas - SP. Desenvolvido por Nogueira Comunicações