Benefícios do fruto de Pêssego para saúde
14/01/2015O pêssego é uma das frutas favoritas dos brasileiros, contando com seu sabor doce e suave na produção de diversas receitas de doces e sucos. Amplamente vendidos pelo Brasil e pelo mundo, os pêssegos são frutas populares e muito fáceis de trabalhar em diversos estilos de receitas, atravessando sabores e formatos variados.
História
A espécie mais convencional e popular do pêssego é a Prunus pérsica, que faz uma alusão à passagem do fruto pela Pérsia. O gênero do pêssego é a Prunus, que corresponde também a frutos como cerejas, ameixas, entre outros. Na família Rosaceae, o pêssego divide espaço com outros frutos como o morango.
Documentos indicam que o cultivo do pêssego é quase tão antigo quanto o início da agricultura, estimando seu início a quatro mil anos. Estudos conferem o surgimento do pêssego na China, local onde a espécie é cultivada a milhares de anos.
O pêssego foi, então, trazido da Índia e do Oriente Média, passando pela Pérsia e alcançando a Grécia, onde tornou-se popular no continente europeu. A espécie chegou às Américas no século XVI, sendo amplamente apreciada pelos ingleses e franceses.
Estrutura do Pêssego
O pêssego conta com uma camada externa bem suave, que protege e reveste sua carne, contando com uma textura diferenciada e uma coloração amarelada, alaranjada ou avermelhada. Dentro, envolvida na polpa, encontramos uma grande semente.
Cultivos do Pêssego
Os pessegueiros crescem facilmente, portanto, seu cultivo é de ampla extensão em lugares de temperaturas bem frias e latitudes tropicais ou equatoriais. Países como Equador, Colômbia, Etiópia, Índia e Nepal são os de maior influência no cultivo e na conservação do pêssego, adaptando a tolerância deste ao frio.
Países de origem do Pêssego
Mesmo com a dúvida sobre sua procedência, é afirmado que o pêssego se originou na China, com o cultivo cerca de 2000 anos antes de Cristo.
Pêssego é maravilhosamente delicioso, de baixa calorias e não contêm gorduras saturadas. No entanto, eles estão cheios de saúde, minerais e vitaminas. O total medido força anti-oxidante – valor ORAC de 100 g de frutas pêssego é 1814 TE – equivalentes Trolex.
Pêssego é uma fonte moderada de antioxidante, a vitamina C. A vitamina C, tem efeitos antioxidantes e é necessário para a síntese do tecido conjuntivo do corpo. O consumo de alimentos ricos em vitamina C ajuda o corpo a desenvolver resistência contra agentes infecciosos, e ajudar elimina os radicais livres nocivos.
Os frutos frescos são uma fonte também moderada de vitamina A e betacaroteno. betacaroteno é uma pró-vitamina A, que se converte em vitamina A no organismo. A vitamina A é essencial para a visão. Também é necessário para a manutenção das membranas mucosas e da pele saudável. Consumo de frutas naturais ricos em vitamina A é conhecido por oferecer protecção contra cancros do pulmão e da cavidade oral.
Pêssego é ricos em muitos minerais vitais, tais como o fluoreto de potássio e de ferro. O ferro é necessário para a formação de glóbulos vermelhos. O flúor é um componente dos ossos e dentes e é essencial para a prevenção de cáries dentárias. O potássio é um componente importante de fluidos celulares e corpo que ajudam a regular o ritmo cardíaco ea pressão arterial.
Pêssego contem flavonóides é fenólico poli antioxidantes, como a luteína, zea-xanthin e ß-criptoxantina. Estes compostos atuam ajudando a proteção contra o oxigênio de radicais livres e as espécies reativas de oxigênio que desempenham um papel em processos de envelhecimento e de várias doenças.
Fonte: Forma Saudável
Comercial Agrícola Campinas LTDA. Rod. D. Pedro I, KM 140,5 - GP2 - Box 18/19 - Ceasa
CEP: 13082-902 - Barão Geraldo - Campinas - SP. Desenvolvido por Nogueira Comunicações