1° de agosto – Dia do Cerealista

01/08/2013

Há milhares de anos que o Homem cultiva cereais, como um alimento básico da sua alimentação. Desde a Idade da Pedra, os cereais têm sido um alimento chave para o sustento do Homem. Antes de serem introduzidos no Norte da Europa, foram cultivados pelos antigos Babilônicos, Egípcios, Gregos e Romanos. Um dos maiores benefícios trazidos pelos cereais foi a possibilidade de serem armazenados durante todo o ano, de modo a que as comunidades primitivas pudessem semear e cultivar as suas próprias colheitas num mesmo local, em vez de serem forçados a andar sempre mudando de local para procurarem novos terrenos, também se tornaram uma mercadoria para ser vendida e mesmo usada como moeda de troca.

Com a revolução industrial do século XIX, o rendimento das culturas aumentou notoriamente e permitiu o desenvolvimento de novas técnicas de colheita e de fabricação de produtos derivados dos cereais. Nos séculos XIX e XX assistiu-se a uma grande expansão dos produtos cerealíferos, incluindo o início da indústria produtora de cereais de pequeno-almoço. Com o objetivo de melhorar a alimentação das populações dos Estados Unidos e da Europa, foram desenvolvidos vários tipos de cereais de pequeno-almoço, incluindo os flocos de cereais e os muesli, um cereal matinal popular à base de flocos de aveia crus, fruta e frutos secos, os quais desde então constituem uma parte integrante da nossa alimentação diária.

O cerealista é tão importante quanto o cereal, sua atividade é primordial para a alimentação de toda uma população e também para a movimentação da indústria agrícola.

Parabéns Cerealista, obrigado pela sua dedicação diária.

Comercial Agrícola Campinas LTDA. Rod. D. Pedro I, KM 140,5 - GP2 - Box 18/19 - Ceasa
CEP: 13082-902 - Barão Geraldo - Campinas - SP. Desenvolvido por Nogueira Comunicações

Cadastre-se e receba nosso newsletter: