Tempo aberto possibilita retomada da colheita de milho em Paraná e Mato Grosso do Sul

12/07/2013


Alta incidência de chuva em junho prejudicou a produtividade do grão, embora as perspectivas sejam de 43 milhões de toneladas de milho segunda safra no país. O tempo aberto da última semana em quase todas as regiões produtoras de milho segunda safra permitiu a retomada das atividades de colheita, principalmente nos Estados de Paraná e Mato Grosso do Sul, informou o último boletim agrometeorológico da Somar Meteorologia. As precipitações junho não só interromperam a atividade, como prejudicaram a qualidade e diminuíram a produtividade das lavouras nesses Estados, já que os volumes acumulados registrados no último mês superaram três vezes a média para o período. Mesmo com tempo instável, analistas projetam que a segunda safra de milho alcance valores superiores a 43 milhões de toneladas no Brasil.
 
De acordo com dados da Secretaria da Agricultura do Paraná, com 6% da área colhida, os índices de produtividade oscilam entre sete e oito mil quilos por hectare (kg/ha), valores abaixo da média. Conforme a colheita avança para as áreas afetadas pela chuva, os valores podem cair ainda mais, sendo que as perdas poderão chegar próximas dos 10% em algumas localidades desses dois Estados. 

A condição é semelhante na região sul de São Paulo, onde as lavouras apresentam perdas devido à seca de abril e de maio e às precipitações de junho. Na região centro-norte do Estado, os volumes de chuva não chegaram a prejudicar tanto os milharais quanto no sul, assim, a colheita que ainda está no começo, com 3% de área colhida, apresenta índices de produtividade acima de oito mil kg/ha. O mesmo é observado em Minas Gerais. Com 4% de área colhida no Estado, os índices de produtividade superam os 8,5 mil kg/ha, sendo que, em algumas propriedades, o valor ultrapassa nove mil kg/ha.

Em Goiás, com 8% das lavouras colhidas de milho segunda safra, as taxas de produtividade ficam muito próximas dos nove mil kg/ha, quando não ultrapassam 9,5 mil kg/ha. Com o tempo firme e as temperaturas mais amenas, as condições continuam bastante favoráveis ao desenvolvimento do milho. Como mais de 15% das lavouras foram plantadas no mês de março, o potencial produtivo diminui naturalmente e as últimas áreas a serem colhidas poderão apresentar valores um pouco mais baixos, mas nada que possa prejudicar a satisfatória safra de milho que será colhida esse ano no Estado.

Em Mato Grosso, a situação é semelhante ao Estado vizinho, pois com 13% das áreas colhidas até o momento, os índices de produtividade são muito bons, bem acima dos oito mil kg/ha. Em algumas propriedades da região oeste do Estado, alguns produtores registram taxas de produtividade mais baixas devido à ocorrência de chuva na segunda quinzena de junho.

A partir de sábado, dia 13, uma frente fria favorece o retorno da chuva ao oeste do Paraná e ao oeste e sul de Mato Grosso do Sul. Entre domingo, dia 14, e segunda, 15, a estimativa é de acumulado médio em torno de 15 milímetros.

Fonte: http://tempo.ruralbr.com.br/noticia/2013/07/tempo-aberto-possibilita-retomada-da-colheita-de-milho-em-parana-e-mato-grosso-do-sul-4198264.html


Comercial Agrícola Campinas LTDA. Rod. D. Pedro I, KM 140,5 - GP2 - Box 18/19 - Ceasa
CEP: 13082-902 - Barão Geraldo - Campinas - SP. Desenvolvido por Nogueira Comunicações

Cadastre-se e receba nosso newsletter: