Prefeito empossa diretoria da Ceasa e anuncia melhorias no entreposto
21/01/2013Com o anúncio de quatro ações imediatas para melhorar a infraestrutura da Centrais de Abastecimento de Campinas S. A. (Ceasa), o prefeito Jonas Donizette empossou a nova diretoria do entreposto, nesta segunda-feira, dia 14 de janeiro, em uma concorrida cerimônia. Assume a presidência da empresa o advogado e economista, Mário Dino Gadioli. O economista José Afonso Bittenncourt será o novo diretor Administrativo e Financeiro da Central e o advogado Claudinei Barbosa, foi mantido na Diretoria Técnica Operacional.
“Fiz questão de estar pessoalmente porque tenho no senhor Mário muita confiança. Seus olhos serão os meus olhos na Ceasa. Ele reúne sólida formação, experiência administrativa e abertura ao diálogo. Este agrupamento o torna ideal para capitanear e estimular o trabalho dos funcionários e permissionários e para levar a Ceasa para o seu destino de grandeza e torná-la cada vez mais forte”, salientou o prefeito.
Ele pediu ao novo presidente a abertura de licitação para efetivar a obra que vai ampliar em quatro vezes o tamanho do Banco Municipal de Alimentos na Ceasa, com verba de R$ 1,5 milhão já garantida pelo governo federal . Também quer a ampliação de pelo menos mais 200 vagas no estacionamento do Mercado de Flores da Central – o que representa mais de 30% do total atual - pois o espaço recebe um grande número de visitantes.
Outra determinação de Donizette é que a nova diretoria implante num prazo de 60 dias o controle eletrônico nas portarias de entrada do entreposto como forma de garantir mais segurança aos frequentadores. Além disso, o prefeito disse que vai iniciar uma agenda imediata com o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Ele quer tratar da captação de recursos na ordem de R$ 23 milhões para a concretização de duas grandes e antigas demandas dos comerciantes e clientes da Ceasa Campinas para melhorar a infraestrutura do entreposto. Uma é a modernização e reforma do Mercado de Flores e a outra é a construção de um novo Pavilhão no Mercado de Hortifrútis.
Vocação
Gadioli agradeceu a confiança do prefeito e prometeu trabalhar em parceria com os comerciantes e funcionários para que a Ceasa Campinas seja a “menina dos olhos” do povo de Campinas. Ele acredita que assim como a cidade de Campinas, a Ceasa tem a vocação para o crescimento. “A questão não é quanto crescer, pois certamente será muito, mas de que forma e para quem crescer. Este crescimento só será legítimo se o fruto desta expansão transformar-se em benefícios para o povo da cidade”, explicou o presidente.
O ex-presidente da Ceasa, Sérgio Luiz Juliano, participou da cerimônia e expôs os resultados positivos do seu trabalho de oito meses à frente da empresa e num momento difícil, da crise política que atingiu a Prefeitura após a cassação e dois prefeitos. Ele agradeceu a oportunidade, desejou sucesso e disse que acredita que a nova diretoria vai dar continuidade aos trabalhos e ações para dinamizar e melhorar a Central.
O presidente da Câmara de vereadores, Campos Filho, destacou que a Ceasa tem uma grande importância não apenas para a cidade, mas para o Brasil todo. “Acredito que Dr Mário pela sua história de vida poderá dar uma grande contribuição através da Ceasa para superar os desafios que temos em Campinas”, avaliou.
O evento também contou com a presença do vice-prefeito, Henrique Magalhães Teixeira; da primeira dama da cidade, Sandra Ciocci, de secretários municipais, de familiares dos novos diretores, imprensa e outras autoridades. A cerimônia de posse ocorreu no auditório da Ceasa logo após a Assembleia Geral Extraordinária do Conselho de Administração que foi renovado e nomeou formalmente os novos diretores.
Perfis
O novo presidente da Ceasa, Mário Dino Gadioli, nasceu em Campinas e tem três graduações pela PUC-Campinas – em contabilidade, economia e direito. Tem ampla experiência na área administrativa tanto na esfera pública quanto na iniciativa privada. Foi vice-presidente e depois presidente de duas das mais importantes entidades empresarias da cidade: a Associação Comercial e Industrial de Campinas (Acic) e a Câmara de Dirigentes e Lojistas de Campinas (CDL).
Durante sua gestão na ACIC apoiou e promoveu junto aos comerciários a criação do Programa Municipal de Segurança Alimentar de Campinas e do Conselho Municipal de Segurança Alimentar (Comsea) da cidade. Também presidiu o Trade Point Viracopos Campinas, órgão importante no apoio e incentivo ao comércio exterior e para a expansão do Aeroporto campineiro. Foi conselheiro de renomadas empresas de varejo de Campinas.
Na administração municipal presidiu a Companhia de Desenvolvimento do Polo de Alta Tecnologia de Campinas (Ciatec), foi secretário de Cooperação Internacional da Prefeitura de Campinas e presidente da Orquestra Sinfônica da cidade. Já atuou como representante comercial na Ceagesp (SP). É membro da Associação dos Diplomadas do Escola Superior de Guerra (Adesg).
O diretor Administrativo Financeiro, José Afonso Bittenncourt é natural de São José do Rio Pardo (SP) e formado em economia pela PUC-Campinas com especializações em logística, direito e administração de empresas. Também tem experiências na área administrativa pública e privada.
Foi presidente da Formata Indústria e Comércio de Móveis Ltda e diretor Executivo no grupo V.B.S.A. Integrou o Conselho de Administração do Sindicato das Empresas de Transportes do Estado de São Paulo (Setpesp) e foi diretor financeiro da entidade.
É vice-presidente do Tênis Clube de Campinas onde também já foi diretor financeiro e membro do Conselho Deliberativo e Fiscal. Presidiu o Conselho Comunitário da Polícia de Campinas. Presidiu o Fundo de Apoio ao Turismo (Fatur) e o Conselho Municipal de Turismo (Comtur).
Foi secretário de Desenvolvimento Econômico e Social da Prefeitura Municipal de Campinas, em 2012; diretor da macrorregião leste da Prefeitura Municipal de Campinas, de 2009 a 2010 e membro do Conselho da Administração da Sanasa, de 2001 a 2003.
O diretor Técnico Operacional, Claudinei Barbosa, é natural de Jundiaí (SP) e assumiu o cargo em maio de 2012. Ele é advogado formado pela Unianchieta e matemático pela PUC-Campinas. Sua vida profissional é marcada pela atuação na produção, comércio e administração de hortifrútis.
Atuou como supervisor administrativo e assessor jurídico da Associação dos Permissionários da Ceasa (Assoceasa), entidade que representa os atacadistas do Mercado de Hortifrutigranjeiros.
Vindo de uma família de agricultores, o diretor foi produtor de uva de mesa, em Jundiaí (SP), e comerciante na Ceagesp em São Paulo, capital. Também trabalhou como encarregado operacional e responsável pelas vendas às redes de supermercados para uma empresa permissionária da Ceasa-Campinas.
Plano de Ação
Faz parte do Plano de Ação para a Ceasa Campinas anunciado pelo prefeito nesta segunda-feira, 14 de janeiro, quatro iniciativas.
A primeira é a construção do Banco de Alimentos quatro vezes maior que o atual, dando início imediato à licitação para implantação do projeto de construção de uma nova área do Banco Municipal de Alimentos dentro da Ceasa Campinas, com 1.300 m. A verba de R$ 1,5 milhão para a obra foi aprovada em 2012 a partir de projeto apresentado junto ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). O novo espaço contará com cozinha experimental, câmara fria e poderá se tornar um órgão de segurança alimentar regional.
Também será iniciado a obra para ampliar em mais 200 vagas o estacionamento do Mercado Permanente de Flores e Plantas Ornamentais da Ceasa Campinas. O espaço atual abriga 600 carros de passeio e com a obra serão abertas mais 200 vagas. A ação visa atender à grande demanda do Mercado – que é o maior permanente da América Latina e recebe em torno de quatro mil pessoas aos sábados e feriados.
O entreposto terá em até 60 dias um sistema para controlar eletronicamente a entrada e saída das portarias. Para esta ação será iniciado imediatamente um cadastramento de todos os trabalhadores e frequentadores do espaço como clientes e visitantes. O objetivo é garantir mais segurança aos usuários.
O prefeito quer ainda retomar uma agenda com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para agilizar projetos em estudo no órgão encaminhados em 2012. O objetivo é captar recursos estimados em R$ 23 milhões para obras de infraestrutura dos mercados de Hortifrútis e de Flores. São elas a reforma e a modernização do Mercado de Flores e a construção de um novo Pavilhão para o Mercado de Hortifrútis com 10.500 m, dois novos piers para carga e descarga de grandes veículos e 146 vagas.
Fonte: www.ceasacampinas.com.br
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