Trabalhadores de hortas comunitárias finalizam curso na Ceasa
11/12/2012Sair da subsistência para uma economia de mercado ampla e rentável. Para a presidente do Banco Popular da Mulher (BPM), Eliane Rosandisky, este foi o principal objetivo do curso “Comercialização da Produção da Agricultura Familiar de Campinas” que teve seu último encontro nesta quarta-feira, dia 5 de dezembro, na cozinha experimental do Departamento de Alimentação Escolar da Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa).
A atividade começou em julho e faz parte das ações do BPM de apoio a pequenos empreendedores. Participaram 25 agricultores de hortas urbanas de Campinas de três regiões. São produtores da Associação Cio da Terra, do Parque Itajaí; da Associação Cornélio Vlieg, de Sousas e da Horta Comunitária, da Vila Esperança. Todos têm produção orgânica – sem o uso de agrotóxicos – que é muito valorizada pelo mercado.
As 18 pessoas que cuidam e garantem a sobrevivência através da horta comunitária da Associação Cornélia Vlieg também vão aproveitar o curso para melhorar a produção, acredita Carlos Aparecido Messias. “Foi muito bom e vai ajudar bastante o que aprendemos. A gente vende para os mercados em Sousas, para o Colégio Notredame e fregueses vizinhos. Queremos ver se conseguimos mais clientes”, comentou ele. A horta faz parte das ações da Associação, vinculada ao Hospital Cândido Ferreira, voltadas aos usuários em tratamento. Eles plantam cenoura, beterraba, nabo, chuchu, brócolis, couve-flor, banana, acerola, almeirão e todas as variedades de alface.
Comercial Agrícola Campinas LTDA. Rod. D. Pedro I, KM 140,5 - GP2 - Box 18/19 - Ceasa
CEP: 13082-902 - Barão Geraldo - Campinas - SP. Desenvolvido por Nogueira Comunicações